DISCUSSÃO GERAL - CTHULHU MYTHOS

Mars

Member
membro
Reaction score
8
LV
0
50%
Por último e terceiro lugar, gostaria de falar sobre os seres chamados Archetypes, que habitam o ‘Ultimate Mystery’. Esses seres seriam verdadeiros comandantes de todas as camadas da realidade, sendo considerados os seres supremos de fato, ao contrário dos Outer Gods. Embora há menções de que “Azathoth reina todo o tempo e espaço de seu trono no centro do Caos” ou que “no centro do infinito, o irracional Sultão-demônio Azathoth”, sugerem que ele seja o ser mais poderoso ou em algumas interpretações mais diversificada da comunidade que também dizem que Azathoth e Yog-Sothoth, em uma dualidade, formam o SER dentro de Cthulhu Mythos (Yog-Sothothery).

No entanto, tudo isso é uma visão errônea da comunidade. Como Kubo apontou, “Yog-Sothoth” não existe; ele é apenas uma entidade percebida por certos seres que o compreendem assim. Em “Through the Gates of Silver Key”, Randolph Carter, com a permissão do SER, consegue chegar à realidade cósmica final além do ‘Ultimate Gate’, essa experiência de Carter revela todas as mentiras de concepções parciais e estreitas. Dentro dessa última realidade é revelado que a “mudança” é apenas uma função da mente, que enxerga o mundo de diferentes ângulos cósmicos. Como um exemplo, ele compara ao corte de um cone: dependendo do ângulo, podemos obter um círculo, elipse, parábola, ou hipérbole dependendo do corte, mas o cone em si não muda. Assim, a realidade é eterna e imutável, mas os resultados variam, tudo depende do ponto de vista de um ângulo cósmico, mas que as entidades (Archetypes), que estão além dos portões, podem controlar todos esses ângulos conforme suas vontades.

Sendo cada ser de dimensões limitadas é somente uma manifestação de um único Archetype eterno em diferentes fases; representando apenas uma das muitas etapas desse mesmo ser, projeções de um plano que o divide, seres do abismo supremo, amorfos e inefáveis. Entre eles, o principal é o SER, o próprio Archetype de Carter, conhecido como SUPREME ARCHETYPE.

Mars

Member
membro
Reaction score
8
LV
0
50%
Por enquanto, não tenho mais nada a acrescentar sobre o assunto. Irei aguardar alguém responder ou que queira contribuir com o tópico.

Mars

Member
membro
Reaction score
8
LV
0
50%
Recapitulando os meus três pontos pautados anteriormente, visando separar os seres Arquétipos dos Outers Gods que a comunidade associam serem os mesmos, bem como no início do tópico discordei que Azathoth ocupe o topo de Cthulhu Mythos e quem cumpre mais os requisitos para se enquadrar é Yog-Sothoth/SER, e abordei a questão de Azathoth “sonhar com realidade” ser uma interpretação errônea da própria comunidade e que H.P Lovecraft nunca mencionou em seus contos, mas que os Great Old Ones cumprem um propósito semelhante ao “sonhar” com a realidade.

E meu propósito aqui é direto: uma atualização do perfil de Azathoth para um rebaixamento e possível aumento pra Yog-Sothoth de acordo com os padrões da Wiki atual e mudanças em ambos.

Kubo

Member
membro
Reaction score
6
LV
0
50%
Preciso me desculpar imediatamente por basicamente ter desaparecido da conversa. Na verdade, eu queria retomar nossas discussões gerais, mas tanto tempo havia sido perdido no trabalho que, sinceramente, me senti muito constrangido em enviar uma mensagem de repente só agora, como se nada tivesse acontecido.

Vou explicar por que isso é importante. Concordo que toda a história de “The Dreams in the Witch House” está relacionada com a quarta dimensão e com a Bruxa de Nahab, que acessa essa dimensão com a ajuda do Homem de Preto. No entanto, quando Gilman lembra vagamente de sinais dos “abismos mais vastos e escuros que estavam além”, ao chegar à Corte de Azathoth, esses abismos parecem ser ainda maiores do que os que ele descreveu como quadrimensionais. Há também outras menções de outros contos que reforçam essa ideia.

Embora você obviamente concorde para a quarta dimensão ser associada, você ainda não me disse qual seria o papel dela para o sabá das bruxas.
Nyarlathotep tem demonstrado presidir o sabá das bruxas, Gilman, obviamente, viajou por esses abismos da quarta dimensão graças a Nahab, guiada pelo homem negro que é por extensão(nas infinitudes menores, imensuravelmente distantes,) uma emenda 3D de Nyarlathotep.

Não apenas isso, mas sugere que existe uma hierarquia infinita de abismos, antes mesmo de Carter chegar à Corte de Azathoth, indicando uma espécie de planos justaposto, e quando ele salta do Shantak caindo à matéria junto do tempo voltam como espaço um dia conheceu.

Embora especular nessa direção seja uma ideia divertida, eu diria que também é possível que você tenha exagerado. Afinal, é preciso ressaltar que abismos nunca são referidos como planos ou dimensões pelo H.P Lovecraft.
A própria palavra me parece uma candidata mais provável a ser alguma expressão referente à certas distância, principalmente pela prosa roxa.

E, uh, para Carter, “incorporeidade” significa a ausência de formas físicas, onde os gases cientilantes estudam os mistérios quando ele encontra Kuranes na cidade de Celephaïs, em Ooth-Nargai

Ah, você está correto. isso me lembrou de que na época que comentei isso fiz um paralelo com os Arquétipos em "Through the Gates of the Silver Key"(que eu acho que seria uma força imaterial e incompreensível, talvez uma forma pensada até mesmo por muitos deuses menores, mas que não seriam necessariamente mais capazes de detectar ou entender sua descrição).

Last edited:

Kubo

Member
membro
Reaction score
6
LV
0
50%
E meu propósito aqui é direto: uma atualização do perfil de Azathoth para um rebaixamento e possível aumento pra Yog-Sothoth de acordo com os padrões da Wiki atual e mudanças em ambos.

Apesar de sua influência claramente insignificantes do ponto de vista de Yog-Sothoth(e das pretensões dos Outer Gods de serem os Arqui demônios de todo o mal no universo), eu ainda o classificaria dentro da estranheza transcendental além do Portão Final com Yog-Sothoth.
Pelo que sabemos, Lavinia Whateley no "The Dunwich Horror" não foi tradicionalmente engravidada por Yog Sothoth, mas alcançou uma concepção imaculada devido à exposição à faceta mais nua do Arquétipo Supremo. Sabemos também que O SER/YOG usa manifestações para se comunicar e interagir com seres inferiores, como Umr-at-Tawil, então não há razão para que os Deuses exteriores não tenham sido apenas mais um desses avatares.
Azathoth deriva seu poder, em última instância, do seu próprio Ser Arquétipo Final.

Mars

Member
membro
Reaction score
8
LV
0
50%
Embora você obviamente concorde para a quarta dimensão ser associada, você ainda não me disse qual seria o papel dela para o sabá das bruxas.
Nyarlathotep tem demonstrado presidir o sabá das bruxas, Gilman, obviamente, viajou por esses abismos da quarta dimensão graças a Nahab, guiada pelo homem negro que é por extensão(nas infinitudes menores, imensuravelmente distantes,) uma emenda 3D de Nyarlathotep.
A quarta dimensão funciona como uma espécie de passagem antecipada para outros abismos adjacentes, até chegar ao sabá das bruxas, que Nyarlathotep é gestor, se é isso que você está perguntando.
Embora especular nessa direção seja uma ideia divertida, eu diria que também é possível que você tenha exagerado. Afinal, é preciso ressaltar que abismos nunca são referidos como planos ou dimensões pelo H.P Lovecraft.
A própria palavra me parece uma candidata mais provável a ser alguma expressão referente à certas distância, principalmente pela prosa roxa.

Não, não é exagero. Lovecraft na maioria das vezes usa alegorias para mostrar que os abismos são como planos ou dimensões diferentes. Em “Through the Gates of the Silver Key”, por exemplo, faz várias associações entre os portões e os abismos. E em “The Dreams in the Witch House”, Gilman relaciona esses abismos com a quarta dimensão ou outros seres em “suas própria esferas dimensional”. Então a própria palavra “abismo” é uma pretendente mais afiliado ao uso de dimensões ou realidades, específicamente aos exteriores.

Mars

Member
membro
Reaction score
8
LV
0
50%
Discordo que o SER/Yog seja classificado dentro da categoria transcendental, quando o próprio é reconhecido por Carter (em certa perspectiva) como o principal dos Arquétipos. E não estou anunciando que os Outer Gods de modo algum, não sejam manifestações dos Arquétipos, mas que eles não são os próprios.
Sabemos também que O SER/YOG usa manifestações para se comunicar e interagir com seres inferiores, como Umr-at-Tawil, então não há razão para que os Deuses exteriores não tenham sido apenas mais um desses avatares.
Azathoth deriva seu poder, em última instância, do seu próprio Ser Arquétipo Final.

Kubo

Member
membro
Reaction score
6
LV
0
50%
No fim das contas, essa analogia entre abismos e dimensões tem seus limites, e isso também se relaciona com o motivo pelo qual não consigo aceitar este argumento.
"The Dreams in the Witch House" também se refere à regiões intergalácticas como "abismos", pois são apenas descrições informais, elas não exigem uma explicação tão generalizada quanto à serem tratadas como dimensões(Elas não foram contextualizadas na cena e não exigem uma explicação extra como alguns aqui podem apontar).

A viagem de Gilman após assinar um pacto com o livro de Azathoth se mostra totalmente realizável adentrando mais fundo na quarta dimensão junto dos seres da quarta dimensão, nada no texto fala de dimensões superiores, embora possa se especular que sim.

Last edited:

Kubo

Member
membro
Reaction score
6
LV
0
50%
Discordo que o SER/Yog seja classificado dentro da categoria transcendental, quando o próprio é reconhecido por Carter (em certa perspectiva) como o principal dos Arquétipos. E não estou anunciando que os Outer Gods de modo algum, não sejam manifestações dos Arquétipos, mas que eles não são os próprios.
Há espaço para acreditar que o Arquétipo Supremo seja simplesmente maior, mas sendo apenas o quadro geral de todos os Arquétipos individuais, desconsidero a possibilidade dele sendo maior do quê todos os outros. No mais, ele é apenas o principal, como você disse.

Mars

Member
membro
Reaction score
8
LV
0
50%
Sim concordo que há limites para qual o propósito da palavra “abismo” pode se relacionar, mas como eu afirmei na “maioria” é usado para correlacionar a aspectos de dimensões, mas também pode se associar à regiões vastas.
No fim das contas, essa analogia entre abismos e dimensões tem seus limites, e isso também se relaciona com o motivo pelo qual não consigo aceitar este argumento.
"The Dreams in the Witch House" também se refere à regiões intergalácticas como "abismos", pois são apenas descrições informais, eles não não exigem uma explicação tão generalizada quanto à serem tratadas como dimensões(Elas não foram contextualizadas na cena e não exigem uma explicação extra como alguns aqui podem acreditar).
Igualmente não aceito este argumento pelo motivo dos “abismos”, como eu expliquei a palavra “abismo” usado por H.P Lovecraft muitas das vezes (não sempre) é utilizado com intenção de significar planos diferentes. Quando a bruxa Nahab arrasta Gilman a força para o vazio, ele vê uma infinidade de abismos que pode se relacionar aos mesmos que Carter vê quando ele salta do Shantak o qual estava indo em direção à Corte de Azathoth. Que não sendo uma coincidência do destino, Gilman sonhava com uma voz persuadindo ele a encontrar o Homem Negro (Nyarlathotep) e ir com eles até o trono de Azathoth que, pela contextualização de Carter estão muito além da quarta dimensão.
A viagem de Gilman após assinar um pacto com o livro de Azathoth se mostra totalmente realizável adentrando mais fundo na quarta dimensão junto dos seres da quarta dimensão, nada no texto fala de dimensões superiores, embora possa se especular que sim.

Mars

Member
membro
Reaction score
8
LV
0
50%
Há espaço para acreditar que o Arquétipo Supremo seja simplesmente maior, mas sendo apenas o quadro geral de todos os Arquétipos individuais, desconsidero a possibilidade dele sendo maior do quê todos os outros. No mais, ele é apenas o principal, como você disse.
Além do Carter reconhecer o Arquétipo Supremo como o principal, ele o considera um ser transcendente e onipotente. Levando em conta que não sabemos nada do quadro geral dos outros Arquétipos, e o SER é representado o principal deles então não vejo o porquê dele não ser o maior dentre eles.