REVISÃO DE CANONICIDADE - SÉRIE FATE

Satōshi

Member
membro
Reaction score
10
LV
1
25%
Tópico criado no intuito de estabelecer o Canon dentro da série de jogos da empresa Type-moon. Primeiro este foi criado por melhor estabelecimento do que vamos usar do material como base para escalar o verso. Tudo o que vamos discutir, é basicamente isso.

Satōshi

Member
membro
Reaction score
10
LV
1
25%
Primeiramente, é preciso estabelecer que praticamente tudo publicado dentro e como o selo "Type-moon" deveria ser considerado canônico dentro da série de fate.

O TYPE-MOON Ace Volume 15 já tinha criado uma mapa mental de onde estão, de certa forma todos os spin off da série;

Como podemos ver nesse mapa mental, praticamente todos os spin off cujo surgiram como novel, ou jogo estão sendo considerados. O que podemos concluir que como tal todos eles de certa forma são canônico dentro da continuidade. Apesar que vai existir que suas diferenças da qual, provavelmente a maioria desse spin off se passam em universo alternativos.

Como por exemplo, Fate Grand Order, ele se passa em um universo alternativo da linha principal - no caso, Fate stay night - pois é dito que Kotomine Kirei teve o corpo destruído na linha do tempo de Fate Grand Order. E até fate Stay night vive em 3 linhas do tempo tendo em vista que ocorre em três rotas diferentes.

Fate Extella;
É falado que em uma das essence card de FGO:
Localização NA: Esta é uma história que poderia ter acontecido. Uma que não existe em nosso mundo. No fundo do mar lunar, encontra-se um tesouro que transcende sete provações. Um cérebro pseudo-spiritron formado de luz recria cada milagre.
O que já deixa implícito que está série se passa em outro universo dentro de fate.

Os outros, cujo não tem uma justificativa maior onde se passa, a gente ainda pode continuar a considerar como canônico. Pois envolve algo mais polêmico que é esse próxima questão que é os animes;

Devemos considerar os animes - Da qual me refiro as adaptações - como canônico?

Em minha opinião, sim devemos considerar como algo canônico e além disso o usar em base para complemento dentro para o conteúdo de Fate na liber

Os meus motivos para considerar este tipo de adaptação são principal pois o "Canon" de algo é composto pelas obras que são “oficiais”, criadas ou endossadas pelos detentores da marca ou pelos autores originais. Tendo isto em vista, eu vejo como totalmente possível considerar as adaptações canonicas seguindo está linha de raciocínio.

No site dos Animes de Fate stay night tanto a Type-moon, o nasu são creditados como história original, e nessas adaptações ele é dito está em maior parte presente na produção.
Isto é válido também para a adaptação de Fate Grand Order. No site oficial de Fate Grand Order, a A Type-moon e o nasu são creditados como parte da staff na adaptação. O mesmo pode ser dito dos outros animes, ou/e obras cujo tem como selo a Type-moon.

Em relação as outras obras da Type-moon, como tshukihime, KnK, Mahoyo, ou El Melloi, podemos dizer que também fazem parte pela sua conexão com fate Grand Order, que demonstra que tudo isso está de certa forma conectado.

• Like
Reactions: Pee

Satōshi

Member
membro
Reaction score
10
LV
1
25%
O verso principal não é o jogo?
Sim. Estava mais comentando sobre as outras obras públicada pela Type-moon, ou o nasu ser considerada como parte de franquia fate.

• Like

Pee

Active member
adm
membro
Reaction score
43
LV
2
25%
Entendo, nesse caso oque foi exatamente criado com a mão do Nasu? Tipo, qual a mídia de estreia de Fate? Jogo, novel, mangá ou anime?

Satōshi

Member
membro
Reaction score
10
LV
1
25%
Entendo, nesse caso oque foi exatamente criado com a mão do Nasu? Tipo, qual a mídia de estreia de Fate? Jogo, novel, mangá ou anime?
O que sabemos o que foi criado com a mão do nasu é;
Fate stay night (visual novel, onde a saga começa)
Fate Hollow ataraxia (Visual novel)
Fate zero (Novel escrito pelo Urobochi)
Fate extra, fate extra CCC, fate Extella, e fate Extella link ( Todos rpgs escritos pelo nasu)
E alguns capítulo de fate Grand Order foram escritos pelo nasu, de cabeça eu lembro que o Lostbelt 6 e 7 foram escritos por ele.

De resto deve ter alguns que eu estou esquecendo.

Satōshi

Member
membro
Reaction score
10
LV
1
25%
Outra coisa a se adicionar, é fora de fate tem também as sagas mais antigas que é KnK, tshukihime, e Angel notes.

Pee

Active member
adm
membro
Reaction score
43
LV
2
25%
Cara, isso é muito bizarro, é muito conteúdo pra uma franquia que começou como Visual Novel, é até muito curioso. Mas, levando em conta do fenômeno que Fate é, explica muito bem.

Satōshi

Member
membro
Reaction score
10
LV
1
25%

Pee

Active member
adm
membro
Reaction score
43
LV
2
25%
É MUITA COISA. Agora bateu a curiosidade, como que vai criar páginas? Os personagens serão compostos? Tipo, um personagem só pra todas as suas versões ou vai fazer uma página pra cada versão dele?

Acredito que sendo tão grande, é impossível escalar tanto personagem do mesmo nível em linhas temporais diferentes

Satōshi

Member
membro
Reaction score
10
LV
1
25%
É MUITA COISA. Agora bateu a curiosidade, como que vai criar páginas? Os personagens serão compostos? Tipo, um personagem só pra todas as suas versões ou vai fazer uma página pra cada versão dele?

Acredito que sendo tão grande, é impossível escalar tanto personagem do mesmo nível em linhas temporais diferentes
Acho mais consistente não separar tanto assim. Te falar a verdade que a maioria das aparições dos personagens em diferentes obras eles não tem uma introdução tão diferente assim.

Então normalmente eles não precisam de tantas chaves. Isso eu falando sobre os espíritos heróicos, pois TECNICAMENTE, todos os espíritos heróicos que a gente vê em múltiplas linhas do tempo é uma cópia que vêem do trono, que é um local fora do tempo.

Muito raramente teremos que construir múltiplas chaves para esses personagens, pois de certa forma são o mesmo personagem, e muito raramente eles tem um buff escroto. Acho que só na saga Extella que vai ocorrer um pouco desse problema com as versões MMC. Mas em geral eles são consistentes.

Agora os personagens sem ser espírito heróico, talvez tenhamos que criar um chave diferentes para ele. Se é que for necessário.

Agora as adaptações como anime,talvez vá precisar de diferentes chaves.

Pee

Active member
adm
membro
Reaction score
43
LV
2
25%
Mas por exemplo, o Gilgamesh não tem uma versão mais fraca dele? Se me lembro bem ele perdeu pro protagonista lá que era um zé ninguém, mas ele lutou contra monstros e etc

Satōshi

Member
membro
Reaction score
10
LV
1
25%
Mas por exemplo, o Gilgamesh não tem uma versão mais fraca dele? Se me lembro bem ele perdeu pro protagonista lá que era um zé ninguém, mas ele lutou contra monstros e etc
No caso. Eu mais digo que não existe tantas diferentes entre os Gilgamesh de Poderes, ou habilidades.

O Gilgamesh de Fate stay night tem os portões da Babilônia como seu arsenal, e a Ea como seu trunfo mais forte.

Em fate Grand Order Gilgamesh tem os portões a Babilônia, a Ea, e segue-se de forma bem consistentes. E os feitos não fogem tanto do padrão.

Em relação a isso;

Se me lembro bem ele perdeu pro protagonista lá que era um zé ninguém,
Nessa situação, era mais que o Shirou tava copiando os tesouros do Gilgamesh, então tudo que o Gilgamesh tava usando tava sendo copiado. E como o Gilgamesh tava se recusando a usar a única arma que o Shirou não poderia copiar, a Ea. Ele perdeu.

Pee

Active member
adm
membro
Reaction score
43
LV
2
25%
Pessoalmente eu não gosto desse tipo de narrativa, mas não tem nada a ver com o assunto kkkk. Já que não tem tantas diferenças, deixa tudo junto mesmo.

Satōshi

Member
membro
Reaction score
10
LV
1
25%
Em relação as outras obras da Type-moon, como tshukihime, KnK, Mahoyo, ou El Melloi, podemos dizer que também fazem parte pela sua conexão com fate Grand Order, que demonstra que tudo isso está de certa forma conectado.
Elaborando melhor isto;

No material TYPE-MOON Ace Volume 15 já deixa implícito que Tshukihime compartilha do mesmo universo que a série fate;
O mundo de «Fake» é semelhante ao de «stay night», mas também inclui os elementos de «Tsukihime»
O que também serve de complemento, com o fato da qual os personagens de KnK, e tshukihime aparcere dentro da série EXTRA com ryougi shiki, e Arcueid Burnestod.

Tem também o ponto principal que é Fate Grand Order que é basicamente um cardápio que simplesmente demonstra a conexão desses versos, a seguir;
Archetype Earth de tshukihime é um servo invocavel.
Shiki Void e Ryougi shiki de KnK são possíveis se invocar
Alice e Aozaki de Mahoyo também são possíveis de invocar.

Em geral. Eu sei que é um assunto um pouco óbvio. Mas é bom deixar desde já, ajeitado dentro da Wiki o que considerar para a série fate.

• Like