Revisão do Design da Wiki

Alonik

Active member
adm
mod
membro
Reaction score
47
LV
1
25%
E aí, galera! Beleza?

Antes de mais nada, peço desculpas pela demora (foram uns 18 dias com o trabalho apertando meu tempo), mas finalmente consegui um tempo pra organizar e codificar umas ideias pro novo design da nossa wiki. Tem bastante coisa pra gente debater... Vou resumir tudo aqui pra gente poder conversar e decidir tudo.

Pra quem quiser ver como tá ficando, é só dar uma olhada na wiki gringa clicando aqui. A página que eu usei de cobaia pra gente ter um exemplo prático foi a do Goku.

Modo Claro e Escuro

Então, o primeiro ponto: o visual. Vamos ser sinceros, o design padrão da wiki tá bem caidinho. Tentei dar uma cara nova, que lembrasse mais o nosso fórum, mas preciso confessar que sou péssimo com cores. Fiquei brincando com essa paleta aqui:
  • #FF204E
  • #A0153E
  • #5D0E41
Mas se a galera não curtir, é só falar! Mandem sugestões de paletas legais que funcionem bem no modo claro e escuro, porque minha criatividade pra isso já esgotou e o burnout tá batendo na porta por causa da correria com o canal.

Navegação e Desambiguação.

Aqui a gente tem um problema sério: aquele template de tabs, né? O visual dele é horrível no PC e consegue ser ainda pior no celular. Por isso, bolei duas soluções: uma pro PC ficar bonitão e outra pro mobile não ser um parto de usar.

Essa é a aparência do Tabs hoje:
p64TiUS.png

Com o template novo, aquela bagunça no topo do perfil vira esse banner bem mais organizado:

G54VdU6.png

E claro, no mobile o banner não aparece pra não deixar a página pesada. O mais importante é que a navegação fica mais inteligente, sem empilhar todas as versões do Goku uma em cima da outra, o que hoje em dia deixa a rolagem um pesadelo. Como podem ver por exemplo nas 2 primeiras prints, é o perfil do Superman sem o novo modelo, e a ultima o do Goku com o modelo.

hmCMLO6.png
Eq6uHeN.png
wUgiI5t.png

Infobox

As infoboxes também ganharam um tapa no visual! É um design que eu já tinha adaptado da wiki de Devil May Cry há um tempão, só configurei pras cores novas. A grande sacada é que, em vez de jogar todas as imagens do personagem de qualquer jeito, agora podemos organizar em abas, como no exemplo do Goku.

Aggtp5l.png
sbHG3U8.png

E como se usa essa belezinha? O código é esse aqui:
{{Infobox de Personagem
|Título da Pagina=Son Goku
|T1=Base
|1st Tab=<gallery>
Goku_Base.webp|Base
Goku_Whis_GI.webp|Whis GI
</gallery>
|T2=Super Sayajin
|2nd Tab=<gallery>
Goku_DBZ_SS1.webp|SSJ
SSJ2_Goku.webp|SSJ2
Super_Saiyan_3_Goku.webp|SSJ3
</gallery>
|T3=Formas Divinas
|3rd Tab=<gallery>
Goku_SSG.webp|SSJG
Goku_SSGSS.webp|SSJB
Goku_SSJBKKx10.webp|SSJBKKx10
goku_ssj_blue_kaioken.webp|SSJBKKx20
Migatte_no_Goku'i_incomplete.webp|IS Imperfeito
Migatte_no_Goku'i.webp|Instinto Superior
</gallery>
|nome=Son Goku (孫 悟空, ''Son Gokū''), Kakaroto (カカロット, ''Kakarotto'').
|Obra=[[Dragon Ball]].
|Idade=12 Anos no começo de Dragon Ball. 46 durante a Saga do Universo 6.
|Sexo=Masculino.
|Classificações=Saiyajin, Artista Marcial.
|Altura=1,75m.
|Peso=62&nbsp;kg.
|Hierarquia={{B/3}} '''-''' {{A/3}}
|Moral=Bondoso Neutro.
|Preferência Sexual=Heterossexual.
|Objetivos=Ficar mais forte, encontrar oponentes fortes. Proteger a terra.
|Gostos=Comida, lutas.
|Vitórias=
|Derrotas=
|Empates=
}}

O modelo limpo pra gente usar tá aqui:
{{Infobox de Personagem
|Título da Pagina=
|Imagem=
|Nome=
|Títulos=
|Obra=
|Idade=
|Gênero=
|Classificações=
|Altura=
|Peso=
|Hierarquia=
|Moral=
|Vitórias=
|Derrotas=
|Empates=
}}

"Ué, cadê o resto das informações?". Então, essa é uma proposta minha pra gente limpar a infobox. Sugiro manter o campo "Sexo", mas trocando pra "Gênero" (como no modelo novo) pra ser mais inclusivo. De resto, minha proposta é remover:
  1. Preferência Sexual
  2. Objetivos
  3. Gostos
Sinceramente, esses campos são irrelevantes pro nosso foco, que é Power Scaling. Essa é uma info que a pessoa descobre vendo a obra, e na wiki só deixa a infobox poluída e gigante à toa. Se o objetivo de alguém for ligado a um poder, isso cabe melhor na seção da Ficha de Combate como justificativa (até é melhor, porque tem perfis que nem justificativas tem direito na parte da Ficha de Combate).

Poderes e Habilidades

A gente sabe que o Tabber que usamos hoje é legalzinho no PC pra organizar os poderes... Só que nem tudo são flores, né? O grande problema é que no celular isso vira um caos. A Fandom simplesmente não deu suporte e no perfil do Anos, por exemplo, as 200 linhas de poderes viram um scroll infinito.

4mf1uUQ.png

Olha o drama no celular:
A9omYtK.png

E é aqui que a mágica acontece, meus amigos! Apresento a vocês o template INFOTABS. Ele gera abas que funcionam tanto no desktop quanto no mobile. Vejam só:

F2GvCIQ.png
tjASlEv.png

Essa foi a melhor solução que consegui achar. Tentei de tudo pra fazer sub-abas funcionarem, mas falhei miseravelmente porque a wiki não aceita os códigos que eu tentei, claro que se alguém conhecer mais de código pra fazer parser ou alguma outra alternativa funcionar, isso vai ajudar muito. Eu até tentei a solução de {{pagina/subpagina}} que resolveu o parse no Desktop e não deu erro, mas no mobile ele só se nega a mostrar a sub abas.

NOTOC

Essa aqui é rápida: minha proposta é simplesmente remover o código "__NOTOC__" das páginas. Ele basicamente some com o índice (Table of Contents), o que é péssimo pra navegar no celular. Às vezes a pessoa só quer pular para "Galeria", e o índice serve exatamente pra isso.

FORUM

A pedido do Iwatami, criei esse template novo pra gente linkar as páginas da wiki com as discussões aqui do fórum. A ideia é simples: adicionando "{{Discussões}}}" no final da página, ele cria um link direto pras tags de discussão. Lembrem-se de adicionar as tags nas threads pra isso funcionar direitinho! (Elas são criadas automaticamentes a partir do momento que são adicionadas em um thread). Acho que seria uma boa já meter isso nos modelos de página padrão.

d955MjC.png

Conclusões:​

Por enquanto é isso. Sei que ainda tem muito a ser feito, mas acho que é um bom ponto de partida. Ah, quase esqueci: o "infotabs" também serve pras "quotes" (citações) e explicitamente tudo que usava o "TABBER", pra não ficarem empilhadas no mobile. E já pensando no futuro, acho que a gente precisa dar uma geral nos modelos de página e talvez criar um novo pra "Locais", que se encaixaria bem com o "status existencial", e sem até mesmo a parte da ficha de "Ataque", é bom pra colocar tipo, "Personagem é Ascendente (Destruir o LOCAL X)" e nesse local X vai ter lá em Durabilidade os motivos pra ele ter sua existência ascendente e o status existencial que corrobora pra isso... E aí, o que acharam? Mandem o feedback, as críticas e as ideias.

Pee

Active member
adm
membro
Reaction score
43
LV
2
25%
Na moral eu gostei de tudo, eu nem sei oq pontuar

Filhodaputa900

Member
membro
Reaction score
0
LV
0
0%
Pra mim tá ok, concordo também de remover a parte de preferência, sexualidade e objetivos do perfil

Matheuz08

Active member
adm
Reaction score
52
LV
1
25%
É como o Peeh falou, eu não tenho o que pontuar, achei o design novo bem bonito E (principalmente) acessível, além do cuidado com o mobile, que é de onde temos a maior quantidade de acessos. Gostaria de dar uma opinião mais embasada e produtiva pra complementar algo, mas tudo aí já é uma mão na roda pra facilitar nossa vida, então só concordo.

Pee

Active member
adm
membro
Reaction score
43
LV
2
25%
Tem uma coisa que eu gostaria de pontuar, não é necessariamente sobre o modelo, mas sobre a página em si. Levando em conta template do fórum e a existência das discussões, a aba de comentários em páginas é necessária?

Cybermage

Member
adm
membro
Reaction score
10
LV
1
25%
Concordo em remover essas partes de gostos/desgostos, gênero e etc. Essas fichas eram supostamente pra ser um tipo de "guia" de como lidar com um personagem. O que ele é, do que ele é capaz, as Fraquezas, etc. Agora eu acho que Gostos e desgostos, preferência sexual ajudaria bem pouco nesse quesito.

Cybermage

Member
adm
membro
Reaction score
10
LV
1
25%
Essa parte da tabber realmente me incomodava também, mas a gente vai ter que atualizar isso uma por uma?

guiwatami

Active member
adm
membro
Reaction score
25
LV
2
25%
Primeiramente um ótimo trabalho, a espera valeu a pena.
Navegação e Desambiguação.
simplesmente sensacional, ficou muito bom. Embora eu não tenha gostado muita da combinação de cores, mas como não tenho um bom senso de moda e criatividade vou deixar pros outros responderem isso.
"Ué, cadê o resto das informações?". Então, essa é uma proposta minha pra gente limpar a infobox. Sugiro manter o campo "Sexo", mas trocando pra "Gênero" (como no modelo novo) pra ser mais inclusivo. De resto, minha proposta é remover:
  1. Preferência Sexual
  2. Objetivos
  3. Gostos
eu pessoalmente gosto dessas informações ela e um diferencial de outras wikias e puxa umas views extras pra gente, se ve muito na LP pessoas entrando e editando essas informações básicas na pagina e ignorando o resto e ate se pesquisar pelo google essas informações eles caem direto na wikia nossa. Tipo se tu pesquisar ''Objetivos de tal personagem'' o google automaticamente indica a LP no topo por ter essa frase chave e por conta das views. Mas eu concordo que não vejo necessidade na ''Sexualidade'' e ''Gostos'' mas eu pessoalmente deixaria pelo menos os ''Objetivos''.
Poderes e Habilidades
Perfeito para mim
Pra falar a verdade eu raramente usei isso, entao não tenho uma opinião formada se ele atrapalha ou ajuda, vou deixar por vocês
Deus te abençoe, isso vai salvar muitas vidas, mas precisamos que o pessoal use bem isso, se nao vai acontecer igual na vsb, 20 categorias diferentes do mesmo nome, tipo em maou gakuin que tem ''Maou Gakuin'', '''Maou Gakuin no Futekigousha, ''maou gakuin no futekigousha''. Um simples caractere alterado já cria uma categoria completamente nova, então temos que ter cuidado com isso se não vai virar um livro só de categorias da mesma obra, isso vale pra tudo, revisões, poderes, personagens,etc.

Ryushiki

Member
mod
membro
Reaction score
6
LV
0
50%
Eu gostaria de manter as informações de:
  1. Preferência Sexual
  2. Objetivos
  3. Gostos
Não é o foco da wiki, mas ajuda com views.

Ryushiki

Member
mod
membro
Reaction score
6
LV
0
50%
Tem uma coisa que eu gostaria de pontuar, não é necessariamente sobre o modelo, mas sobre a página em si. Levando em conta template do fórum e a existência das discussões, a aba de comentários em páginas é necessária?
Também acho que deveria ser removido a aba de comentários das paginas.

guiwatami

Active member
adm
membro
Reaction score
25
LV
2
25%
salve todos os comentarios memes, se isso passar vai ser o fim de uma era.

Accelerated Evolution

Member
mod
membro
Reaction score
2
LV
0
0%
Os novos templates e designs tão uma delícia, sendo sincero, nunca gostei dos templates antigos

Tbm curti a paleta de cores usada

1. Preferência Sexual
  2. Objetivos
  3. Gostos
Sou neutro quanto a remoção dessas informções, embora concorde q elas n sejam diretamente ligadas ao principal objetivo da wiki.

O ponto do Guiwatami sobre essas informações trazerem mais visualizações pras páginas é bom, porém eu já perdi as contas de quantas vezes eu tive que reverter uma edit em que alguém mudou a preferência sexual de um personagem :V

@Accelerated Evolution opine tambem amigo, voce faz parte da staff
Perdão pela demora, tenho tido uns problemas pra resolver e n pude comentar antes

Random Bill Cipher tard

Member
membro
Reaction score
13
LV
0
0%
Concordo em remover essas partes de gostos/desgostos, gênero e etc. Essas fichas eram supostamente pra ser um tipo de "guia" de como lidar com um personagem. O que ele é, do que ele é capaz, as Fraquezas, etc. Agora eu acho que Gostos e desgostos, preferência sexual ajudaria bem pouco nesse quesito.
Não existem personagens como a Hancock de One piece onde seu poder depende da atração do oponente?

Lenks.Sion

Member
membro
Reaction score
2
LV
0
0%
As novas ideias de design ficaram excelentes, vai deixar as páginas bem mais organizadas e chamativas.

Quanto às informações como gosto/desgosto, preferência sexual, etc... Eu sou neutro em retirar ou não essas infos. Na vdd, eu sugiro que essas informações sejam optativas para os editores das páginas, se quiser colocar, ok, se não, tanto faz.
Quanto a aba de comentários nos perfis, acho viável retirá-la, visando que temos o fórum agora para discussões sobre os perfis e tals.

Alonik

Active member
adm
mod
membro
Reaction score
47
LV
1
25%
Olá pessoal, desculpem a demora, aconteceu muitas coisas. Mas foi aplicado as cores um pouco diferente das sugeridas aqui na thread. Se puderem dar uma olhada no wiki já está tudo pronto. Eu acabei de aplicar também a predefinição {{Discussões}} que redireciona as paginas de interesse pra tags aqui no forum. Também desativei os comentários nas paginas, já que foram editados 4843 paginas de personagens e obras, porém quero deixar claro aqui algumas paginas que não passaram no Bot, e será bom fazer algo com elas, as paginas são:

Essas são as paginas que o bot detectou com flag de violação da comunidade, a pagina do Black Noir que vou arrumar agora tava com flag de palavrão, todas essas acima estão com flag de SPAM, porque tem links de site de mangás piratas. O correto sempre é linkar imagem do imgur, e eu queria saber o que podemos fazer com essas paginas, excluir elas? Excluir as scans e deixar sem o link? Veja que muitas estão com edições de anos atrás sem ninguém revisar (exceto algumas edições recentes por causa do bot). Claro, eu irei contribuir pra algumas dessas paginas e relinkar as scans tipo o Mr. 5, Babidi, Askin e outros versos que tenho conhecimento e lembro de cabeça onde as scans ai linkadas estão. Eles também precisam ter suas estruturas atualizadas.

Agora sobre o infobox, ainda não fiz o template porque precisamos decidir, o que iremos manter e remover. Se puderem votar aqui pra gente decidir, porque teve opiniões aqui e ali no Messenger sobre a remoção ou manter o que eu falei. Preferência Sexual como o Iwatami apontou, tem um motivo ótimo pra mante-lo.

E sobre as cores, o que acharam? Eu tentei ao máximo a deixar parecido com a logo a pedido do Kevyn, mas na minha humilde opinião a melhor variação que fiz foi aquela dourada ou a verde. Se pudessemos seria ótimo ir pelas colorações do forum. Podemos lapidar isso com o tempo, já que já decidimos a aplicação, e era que isso que tinha que ir logo, estamos quase 1 mês nessa parte, e não podemos nos prender aqui.

Claro, aqui a opção que gostei mais, o dourado puxando mais pra esse claro (apesar que ficou bem feio a parte escura ali, embora ficou bem legal por exemplo as tabs da galeria do goku).
Como também deve ter percebido o forum se desconfigurou em vários sentidos, mas irei arrumar isso ainda hoje, e providenciarei os banners também, creio que a permissão de todos pra fechar thread estejam aparecendo, se puderem conferir isso agradeço, porque tenho que configurar permissão por cargo, me lembro de ter ajustado todos, mas posso ter acabado deixar passando.

Last edited:

guiwatami

Active member
adm
membro
Reaction score
25
LV
2
25%
porém quero deixar claro aqui algumas paginas que não passaram no Bot, e será bom fazer algo com elas, as paginas são:
Eu consigo editar elas hoje porém como eu não acompanho nenhuma das obras e alguns sites que as scans estão linkadas caíram (union mangás) eu vou optar por deixar sem scans no perfil.

Agora sobre o infobox, ainda não fiz o template porque precisamos decidir, o que iremos manter e remover. Se puderem votar aqui pra gente decidir, porque teve opiniões aqui e ali no Messenger sobre a remoção ou manter o que eu falei. Preferência Sexual como o Iwatami apontou, tem um motivo ótimo pra mante-lo.
Eu só tiraria o "Gostos" por não ver como algo com relevância pra uma pessoa ir pro google pesquisar por essa palavra em especifico, de resto eu manteria como ja citei em meus pontos. Quanto a questão de spoilers que foi citada no messenger é meio sem nexo, pq praticamente a página toda em si sempre é um spoiler como um todo, a maioria das páginas sempre estão levando em conta feitos e acontecimentos posteriores ao que está sendo adaptado. Tipo Kimetsu que já tinha perfis do final da obra enquanto o anime tava na 2 temporada que não está nem perto do final do mangá. Querendo ou não sempre vai ter spoiler em qualquer página então nem vejo motivo de tirar o "Objetivos" também. Só citei Kimetsu mas isso vale pra 95% das páginas de wikia.

E sobre as cores, o que acharam? Eu tentei ao máximo a deixar parecido com a logo a pedido do Kevyn, mas na minha humilde opinião a melhor variação que fiz foi aquela dourada ou a verde. Se pudessemos seria ótimo ir pelas colorações do forum. Podemos lapidar isso com o tempo, já que já decidimos a aplicação, e era que isso que tinha que ir logo, estamos quase 1 mês nessa parte, e não podemos nos prender aqui.
Eu pessoalmente também não curti essa cor dourada, na minha cabeça achei que ia ficar mais bonito mas ficou meio sem vida, não sei explicar. Mas se trocarmos ela vamos ter que mudar toda a wikia da LP de novo pra outra logo, outro plano de fundo e outras cores e isso vai demandar muito trabalho novamente. Só tenho um problema atualmente é que quando você linka algo em uma palavra ela fica azul certo? Só que nessas cores de fundo fica extremamente difícil de enxergar essa cor azul, fica quase que invisível. Então eu optaria por mudar a cor dos "Links" pra uma cor mais clara pra ficar mais visível.

Kevyn S. de Andrade

Member
Staff member
adm
membro
Reaction score
26
LV
0
0%
Eu não curti essa cor dourada nem um pouco. Ela não é feia, mas não parece combinar em nada com o resto da wiki, parece se pretender pirotécnica demais. Não gostei do gradiente também, eu deixaria uma cor plana ao invés de gradar elas. Mas não consigo pensar agora em que cor acho preferível. Como cor de fundo, eu deixaria unicamente um transparente mesmo, sem aquele cinza (desarmoniza com o tema claro). A forma do infobox está muito metálica e brilhante, enquanto a wiki tem um formato mais terroso. De qualquer forma, está muito melhor que a versão anterior.

No mobile ficou ótimo. Não tenho nada a acrescentar.

Quanto à remoção daquelas categorias do infobox, eu sou contra. Prefiro que as informações continuem lá e sejam atributos opcionais. Se não quiser, é só não colocar eles no perfil, não vejo motivo real pra remover.

Last edited: