E aí, galera! Beleza?
Antes de mais nada, peço desculpas pela demora (foram uns 18 dias com o trabalho apertando meu tempo), mas finalmente consegui um tempo pra organizar e codificar umas ideias pro novo design da nossa wiki. Tem bastante coisa pra gente debater... Vou resumir tudo aqui pra gente poder conversar e decidir tudo.
Pra quem quiser ver como tá ficando, é só dar uma olhada na wiki gringa clicando aqui. A página que eu usei de cobaia pra gente ter um exemplo prático foi a do Goku.
E como se usa essa belezinha? O código é esse aqui:
O modelo limpo pra gente usar tá aqui:
"Ué, cadê o resto das informações?". Então, essa é uma proposta minha pra gente limpar a infobox. Sugiro manter o campo "Sexo", mas trocando pra "Gênero" (como no modelo novo) pra ser mais inclusivo. De resto, minha proposta é remover:
Olha o drama no celular:
E é aqui que a mágica acontece, meus amigos! Apresento a vocês o template INFOTABS. Ele gera abas que funcionam tanto no desktop quanto no mobile. Vejam só:
Essa foi a melhor solução que consegui achar. Tentei de tudo pra fazer sub-abas funcionarem, mas falhei miseravelmente porque a wiki não aceita os códigos que eu tentei, claro que se alguém conhecer mais de código pra fazer parser ou alguma outra alternativa funcionar, isso vai ajudar muito. Eu até tentei a solução de {{pagina/subpagina}} que resolveu o parse no Desktop e não deu erro, mas no mobile ele só se nega a mostrar a sub abas.
Antes de mais nada, peço desculpas pela demora (foram uns 18 dias com o trabalho apertando meu tempo), mas finalmente consegui um tempo pra organizar e codificar umas ideias pro novo design da nossa wiki. Tem bastante coisa pra gente debater... Vou resumir tudo aqui pra gente poder conversar e decidir tudo.
Pra quem quiser ver como tá ficando, é só dar uma olhada na wiki gringa clicando aqui. A página que eu usei de cobaia pra gente ter um exemplo prático foi a do Goku.
Modo Claro e Escuro
Então, o primeiro ponto: o visual. Vamos ser sinceros, o design padrão da wiki tá bem caidinho. Tentei dar uma cara nova, que lembrasse mais o nosso fórum, mas preciso confessar que sou péssimo com cores. Fiquei brincando com essa paleta aqui:- #FF204E
- #A0153E
- #5D0E41
Navegação e Desambiguação.
Aqui a gente tem um problema sério: aquele template de tabs, né? O visual dele é horrível no PC e consegue ser ainda pior no celular. Por isso, bolei duas soluções: uma pro PC ficar bonitão e outra pro mobile não ser um parto de usar.Essa é a aparência do Tabs hoje:
Com o template novo, aquela bagunça no topo do perfil vira esse banner bem mais organizado:
E claro, no mobile o banner não aparece pra não deixar a página pesada. O mais importante é que a navegação fica mais inteligente, sem empilhar todas as versões do Goku uma em cima da outra, o que hoje em dia deixa a rolagem um pesadelo. Como podem ver por exemplo nas 2 primeiras prints, é o perfil do Superman sem o novo modelo, e a ultima o do Goku com o modelo.
Com o template novo, aquela bagunça no topo do perfil vira esse banner bem mais organizado:
Infobox
As infoboxes também ganharam um tapa no visual! É um design que eu já tinha adaptado da wiki de Devil May Cry há um tempão, só configurei pras cores novas. A grande sacada é que, em vez de jogar todas as imagens do personagem de qualquer jeito, agora podemos organizar em abas, como no exemplo do Goku.
{{Infobox de Personagem
|Título da Pagina=Son Goku
|T1=Base
|1st Tab=<gallery>
Goku_Base.webp|Base
Goku_Whis_GI.webp|Whis GI
</gallery>
|T2=Super Sayajin
|2nd Tab=<gallery>
Goku_DBZ_SS1.webp|SSJ
SSJ2_Goku.webp|SSJ2
Super_Saiyan_3_Goku.webp|SSJ3
</gallery>
|T3=Formas Divinas
|3rd Tab=<gallery>
Goku_SSG.webp|SSJG
Goku_SSGSS.webp|SSJB
Goku_SSJBKKx10.webp|SSJBKKx10
goku_ssj_blue_kaioken.webp|SSJBKKx20
Migatte_no_Goku'i_incomplete.webp|IS Imperfeito
Migatte_no_Goku'i.webp|Instinto Superior
</gallery>
|nome=Son Goku (孫 悟空, ''Son Gokū''), Kakaroto (カカロット, ''Kakarotto'').
|Obra=[[Dragon Ball]].
|Idade=12 Anos no começo de Dragon Ball. 46 durante a Saga do Universo 6.
|Sexo=Masculino.
|Classificações=Saiyajin, Artista Marcial.
|Altura=1,75m.
|Peso=62 kg.
|Hierarquia={{B/3}} '''-''' {{A/3}}
|Moral=Bondoso Neutro.
|Preferência Sexual=Heterossexual.
|Objetivos=Ficar mais forte, encontrar oponentes fortes. Proteger a terra.
|Gostos=Comida, lutas.
|Vitórias=
|Derrotas=
|Empates=
}}
O modelo limpo pra gente usar tá aqui:
{{Infobox de Personagem
|Título da Pagina=
|Imagem=
|Nome=
|Títulos=
|Obra=
|Idade=
|Gênero=
|Classificações=
|Altura=
|Peso=
|Hierarquia=
|Moral=
|Vitórias=
|Derrotas=
|Empates=
}}
"Ué, cadê o resto das informações?". Então, essa é uma proposta minha pra gente limpar a infobox. Sugiro manter o campo "Sexo", mas trocando pra "Gênero" (como no modelo novo) pra ser mais inclusivo. De resto, minha proposta é remover:
- Preferência Sexual
- Objetivos
- Gostos
Poderes e Habilidades
A gente sabe que o Tabber que usamos hoje é legalzinho no PC pra organizar os poderes... Só que nem tudo são flores, né? O grande problema é que no celular isso vira um caos. A Fandom simplesmente não deu suporte e no perfil do Anos, por exemplo, as 200 linhas de poderes viram um scroll infinito.
Olha o drama no celular:
E é aqui que a mágica acontece, meus amigos! Apresento a vocês o template INFOTABS. Ele gera abas que funcionam tanto no desktop quanto no mobile. Vejam só:
Essa foi a melhor solução que consegui achar. Tentei de tudo pra fazer sub-abas funcionarem, mas falhei miseravelmente porque a wiki não aceita os códigos que eu tentei, claro que se alguém conhecer mais de código pra fazer parser ou alguma outra alternativa funcionar, isso vai ajudar muito. Eu até tentei a solução de {{pagina/subpagina}} que resolveu o parse no Desktop e não deu erro, mas no mobile ele só se nega a mostrar a sub abas.
NOTOC
Essa aqui é rápida: minha proposta é simplesmente remover o código "__NOTOC__" das páginas. Ele basicamente some com o índice (Table of Contents), o que é péssimo pra navegar no celular. Às vezes a pessoa só quer pular para "Galeria", e o índice serve exatamente pra isso.FORUM
A pedido do Iwatami, criei esse template novo pra gente linkar as páginas da wiki com as discussões aqui do fórum. A ideia é simples: adicionando "{{Discussões}}}" no final da página, ele cria um link direto pras tags de discussão. Lembrem-se de adicionar as tags nas threads pra isso funcionar direitinho! (Elas são criadas automaticamentes a partir do momento que são adicionadas em um thread). Acho que seria uma boa já meter isso nos modelos de página padrão.